Você sabia? Eleições Municipais 2020

Deputados federais também são escolhidos por meio dos votos logrados em seus estados. Por isso, tanto os candidatos a deputado federal, quanto os candidatos a deputado estadual concentram suas campanhas em suas cidades de origem. Ainda que o cargo eletivo não seja do município, é nas cidades que ele é de fato disputado.

As eleições municipais não possuem relação direta com a Câmara dos Deputados, mas influenciam na escolha desses representantes: quando você votar para vereador e prefeito, indiretamente estará definindo também os próximos deputados federais. Isso porque quanto mais prefeitos e vereadores de determinado partido são eleitos no pleito municipal, mais se elegem deputados federais desse mesmo partido dois anos depois.

Fundo Partidário
Existem duas formas de atuação dos deputados federais nas eleições dos municípios: ou eles se candidatam às prefeituras e vice prefeituras, ou ajudam a eleger seus aliados. Quando o aliado de determinado deputado federal é eleito, ele retribui o apoio nas eleições seguintes. Em função disso muitos partidos já estão mirando os pleitos deste ano, pois assim garantem cabos eleitorais nas próximas eleições, para senadores e governadores. O tamanho da bancada de um partido no Congresso serve de base de cálculo para definir quanto a legenda ganha do Fundo Partidário, o tempo de propaganda em rádio e TV e também se os candidatos da sigla participarão dos debates nas próximas eleições majoritárias.

Para as eleições 2020, já foram registradas 530 mil candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas isto não significa que todos esses candidatos vão de fato disputar o pleito municipal. Os juízes eleitorais ainda precisam analisar cada caso e julgar se eles estão de acordo com os requisitos legais. Aquelas candidaturas que não estiverem de acordo com as regras, como as que se enquadrarem na Lei da Ficha Limpa, serão indeferidas e os candidatos não poderão concorrer ao pleito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *