STIQFEPAR instala placas solares na sede de Araucária

No primeiro trimestre deste ano o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (STIQFEPAR) instalou, na sede recreativa de Araucária, 36 painéis de captação de energia solar. Segundo Cleomar Antunes, gerente administrativo da sede, a estimativa é de que o investimento gere uma economia de dois mil reais por mês, aproximadamente.

Como são captadoras da luz solar como meio de gerar energia, obviamente que o clima influencia diretamente: em dias nublados ou chuvosos a produção cai bruscamente. Levando em conta o valor investido nas placas, o cálculo é que elas se paguem em quatro anos, ou seja, que a economia gerada pelo uso compense o gasto inicial para, após esse período, resultar em economia real para o Sindicato.

As placas já podem ser vistas na cobertura das canchas posteriores aos escritórios e foram registradas com o sobrevoo de um drone (fotos).

Para o Presidente do STIQFEPAR, Francisco Rodrigues S. Sobrinho, além da economia há a preocupação da entidade em preservar o meio ambiente com o uso de energia sustentável e a diminuição da utilização de energia elétrica gerada pelas usinas termo e hidroelétricas.

Fonte: Assessoria de Imprensa STIQFEPAR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.