Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março

A história que conhecemos a respeito da escolha do dia 8 de março como marco para a comemoração do Dia Internacional da Mulher se deve a um fato ocorrido em 1857: operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.

Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas – pois as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário, equiparação de salários com os homens – já que as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem mesmo executando o mesmo tipo de trabalho e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em reconhecimento a essas guerreiras que, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser a data comemorativa das lutas femininas; ainda que somente sessenta anos depois, através de um decreto, foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para nós do Sindicato dos Trabalhadores (e Trabalhadoras!) nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná é mais do que claro o quanto nossas Companheiras ainda precisam batalhar por seus direitos e por reconhecimento inclusive profissional. E é para isso também que estamos e seguimos ao lado de todas rumo às vitórias!

Forte abraço!

Equipe do STIQFEPAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *