Combatendo os Acidentes e Doenças de Trabalho

Combatendo os Acidentes e Doenças de Trabalho

Apresentação do Caderno LER e DORT do STIQFEPAR

Esta não é uma cartilha ou uma apostila tradicional, também não é um material bonito pra ficar parado e guardado, mofando nas gavetas ou enfeitando prateleiras ou mesas de centro e de visitas.

Esta cartilha é um instrumento de trabalho e um mecanismo de defesa da saúde e da segurança dos trabalhadores e trabalhadoras e de nossas vidas. O debate sobre a LER/DORT e sobre o Assédio no Local de Trabalho no Brasil ainda é muito novo, a legislação é imprecisa e a desinformação é grande.

Nós do sindicato entendemos que todos perdem – trabalhadores, empresários, governo e sociedade – com as doenças e com os acidentes de trabalho. Por isto tomamos uma atitude, publicar um manual de orientação e de prevenção as doenças e acidentes de trabalho.

Quando ocorre uma doença ou acidente de trabalho “ a culpa” pode ser de um ou uma, mas a responsabilidade é de todos. Esta cartilha só vale e só vai cumprir seu papel se gerar conversa, se gerar debate. Não é um caderno pronto e acabado, é um instrumento de diálogo, orientação e de conscientização pessoal e social.

Esperemos que você leia, que converse com seus amigos, conhecidos e parentes. Que passe adiante fazendo com que outras pessoas possam ler e conhecer mais sobre o assunto. Defendemos a vida e a saúde e não queremos ninguém doente. É neste sentido que o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Paraná, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Indústrias Plásticas do Paraná, tem o prazer de fazer chegar até você este material.

É o Sindicato mais uma vez cumprindo seu dever de lutar e orientar os trabalhadores, na defesa de seus direitos e de melhores condições de vida e trabalho. Leia, discuta, e nos envie sua opinião e sugestões do que pode ser feito para combater as doenças e acidentes de trabalho, melhorando ainda mais a qualidade e condição de vida de todos nós.

Obrigado e bom proveito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *