Assêdio moral no local de trabalho

Assêdio moral no local de trabalho

A importância da união dos trabalhadores

Todos contra o assédio moral

O assédio moral é uma praga que deve ser combatida sem descanso. Não é um fenômeno atual, já que desde sempre homens e mulheres são submetidos a humilhações e perseguições nos locais de trabalho. Contemporaneamente, mesmo com todos os instrumentos legais de proteção, é visível o estrago na saúde de homens e mulheres provocado pelo autoritarismo no ambiente de trabalho e as exigências absurdas de índices elevados de produção.

O desenvolvimento dos processos de produção e o acirramento da competição por postos de trabalho são o motor do assédio. Por trás disso, está um sistema desumano, que trata homens e mulheres como máquinas, que implanta o medo e a perseguição nos ambientes de trabalho.

Aos sindicatos e órgãos públicos de proteção às/aos trabalhadoras/es cabe a proteção da parte mais frágil da relação de trabalho. Aos trabalhadores e trabalhadoras cabe a vigilância permanente para evitar as consequências do assédio. Apenas dessa forma poderemos reverter um quadro cada vez mais agressivo e preocupante.

Baixa a cartilha completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *